.

.

sábado, 22 de outubro de 2011

Conheça o Tegra 3 o primeiro Quad-core do munda para Tablets e Smartphones.


A Nvidia continua evoluindo com o intuito de acabar com a concorrência, e seus  chips estão evoluindo exponencialmente. Poucas pessoas tem em mão aparelhos com o Tegra 2 e conhecem a capacidade desse chip. E a arma da vez agora e o Tegra 3 projeto KAL-EL, o novo processador  e baseado na arquitetura cortex A9 e terá 4 núcleos (quad-core) de cpu a uma velocidade de 1.5GHz cada núcleo, e será capaz de fazer 13800 MIPS (Milhões de Instruções Por Segundo).
Na área gráfica a performance será surpreendente a nova GPU terá 12 núcleos e terá no mínimo 3 a 5 vezes a performance do Tegra 2, alem de compatibilidade com vídeos Blu-ray e resolução full HD (1920 x 1200)  e novos recursos gráficos, tudo aliado em um menor consumo de energia comparado ao Tegra 2.
 Apesar de ser descrito como Quad core o Tegra 3 na verdade possui 5 núcleos, esse quinto núcleo secreto e chamado de núcleo companheiro, e trabalhara em baixa frequência para tarefas básicas.
 esse quinto núcleo será utilizado em tarefas básicas como reprodução de musica,vídeo e leituras WEB, nesse momento os outros 4 núcleos mais poderosos estaram desligados. Para tarefas de maior desempenho o Tegra 3 desligara o 5 núcleo (companheiro) e ativara 1 núcleo de cada vez de acordo com a necessidade de desempenho. Esse quinto núcleo (companheiro) será totalmente invisível para o S.O.
 Resumindo o tegra 3 traz novas tecnologias e os benefícios do quad core que terá performance muito superior aos outros processadores anteriores e ainda consumindo menos energia.
Segunda a Nvidia o kal-EL supera o processador Intel core2duo T7200 no coreMark, alem de reproduzir vídeos 1440p em telas de 2560 x 1600. Em teste no benchmark coremark o Tegra 3 contra o TI OMAP 4 e Snapdragon 8x60 o Tegra 3 consumiu de duas a três vezes menos energia que os concorrentes.
Se comparar o Tegra 3 com o Tegra 2,  o KAL-EL consome 34% menos energia em jogos e 61% a menos de energia em vídeos, tudo isso devido a sua capacidade de desativar seus núcleos de acordo com a necessidade de desempenho. Abaixo coremark Tegra3 contra Intel core2duo T7200.



Abaixo um pouco da performance do Tegra 3.
A animação abaixo não era possível com as GPUs existentes no momento.
S
 Realmente esse novo processador e impressionante, e possivelmente estará em Smartphones ate o Natal.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cheap international calls