.

.

sábado, 29 de outubro de 2011

O futuro Tegra 4 O chamado projeto Denver devera ter CPU ARM e GPU Maxwell



Em entrevista com a hexus.net, Mike Rayfield (gerente geral da linha Tegra) revelou alguns pormenores acerca do futuro Projecto Denver. Este ambicioso projecto, visa desenvolver um chipCPU/GPU, numa parceria ARM e Nvidia.
Este chip HPC  (Computação de Alto Performance) será composto por uma CPUCortex-A15 MPCore da ARM e uma GPU Nvidia da futura geração Maxwell.
Segundo Rayfield, “Tal como o licenciar o A15 Cortex, temos também uma licença de arquitectura com a ARM, para produzir uma CPU ARM de extrema alta performance, que será combinada com as GPUs da NVIDA para obter uma supercomputação”.
Rayfield admitiu ainda, que ouve um erro de estratégia na não integração dos chips Tegra, na plataforma Windows Mobile. Resultando no notório o crescimento do SO Android para dispositivos móveis. Estas declarações revelam um eventual interesse, numa parceria com a Microsoft, por forma a integrar os chips Tegra na plataforma Windows Phone 7.
A ARM afirma, que o processador Cortex-A15 MPCore terá um desempenho 5 vezes superior ao doA9 e com mesmo consumo energético. O segredo está na quantidade de núcleos da CPU, visto que esta irá dispor de 4 (quad-Core), com uma velocidade de processamento de (até) 2.5 GHz.
Apesar de ainda não haver qualquer detalhe acerca do chip Tegra 3 (que será lançado em breve tendo em conta as pretensões da Nvidia em lançar um novo Tegra todos os anos), este deverá será construído com base numa arquitectura à escala de 28 nm. Já o suposto chip Tegra 4 poderá chegar ao 20 nm.

Na imagem (acima), é possível ver o mapa de lançamentos das gerações de chips da Nvidia, desde 2007 até 2013. Começando na arquitectura Tesla e culminando na futura arquitectura Maxwell. Esta terá performance computacional, cerca de 16 vezes superior à da anterior geração, será entre 10 a 12 vezes mais veloz em aplicações “comuns” e um desempenho (até) 40 superior ao da geração Fermi.
Não é possível afirmar, se a Nvidia irá ou não, lançar a futura geração Tegra 4 em 2013.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | cheap international calls